No dia 27 de abril, ocorreu na USCS, uma palestra de Jornalismo Cultural, e nas linhas abaixo seguem os pontos mais importantes que o grupo apontou:
- A definição do que não era Jornalismo Cultural, que fora definido que tudo o que é feito para atingir a mídia ( revistas de fofoca, por exemplo) pois seus assuntos são tratados de forma superficial e sem o compromisso de informar e sim vender.
- Outra definição para o que não era JC foi o fato das pessoas pagarem para divulgarem seus eventos, pois com isso acaba a cultura e entra o comércio.
- As dificuldades de um Assessor de Imprensa foi outro tema que fora bastante discutido, pois hoje seu trabalho anda um pouco ofuscado devido aos canais de Redes Sociais (Twitter, Orkut, Facebook), deixando uma previsão de futuro indefinido para a profissão.
- E como falamos nas Redes Sociais, as indústrias estão percebendo sua importância para atrair as pessoas, que sempre através delas estão interagindo, ora elogiando, ora criticando, dando sugestões, fazendo a se sentir parte daquilo. Além disso, fora comentado os filmes com baixo custo, feitos com telefone celular.
- E para encerrar, os convidados comentaram a importância do profissional de Comunicação ser antenado com o que ocorre no mundo, pois com um conhceimento diferenciado, ele pode "chegar antes" pois terá uma visão diferenciada dos outros. E isso é mais fácil que há 15/20 anos, onde a internet não havia popularizado e tínhamos que recorrer a bibliotecas coisas do tipo.
Para o grupo que compõe este blog, esta palestra foi altamente produtiva, nos mostrando alguns caminhos que podemos trilhar (principalmente em relação as Redes Sociais) num futuro não tão distante assim...
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